domingo, 8 de novembro de 2009

Eu Chorei


Eu chorei antes de Vasco x Juventude.

Chorei pelos tantos amigos que encontrei do lado de fora, enquanto eu trabalhava, enquanto eu só esperava.

Chorei ao ver o Maracanã lotado de torcedores, sorrisos estampados em rostos esperançosos, antecipando a festa que estava por vir.

Chorei pelas belas imagens que o telão do Maracanã passou, cenas do difícil ano que passamos reerguendo o clube que tanto amamos.

Há uma sintonia entre torcedores do Vasco. Uma ligação que eu consigo sentir com todos que vestem uma camisa, que sorriem dizendo 'eu também' quando eu digo que sou Vasco, em cada rosto angustiado e feliz no Maracanã ou em São Januário.

Eu chorei durante Vasco x Juventude.

Chorei pelos esforços de um time que nunca se entregou. Que soube lutar e enfrentar o desafio mais complicado da história do clube. Chorei pelos novos e antigos ídolos, pessoas que agora fazem parte da história mais bonita entre todos os clubes do mundo: a do Vasco.

Eu chorei depois de Vasco x Juventude.

Chorei lágrimas de alívio por saber que havia acabado. Chorei onze meses de humilhação por estar na segunda divisão. Chorei ao ver a festa dos jogadores, plenamente conscientes da alegria que deram aos milhões de vascaínos espalhados pelo mundo.

Eu chorei igual a uma criança, que chorava no degrau acima ao que eu estava na arquibancada. Eu abracei aquele garoto, e rezei para que ele vivesse todas as alegrias que eu já vivi no estádio. Os corações infantis me garantem que o Vasco será imortal, como disse Cyro Aranha.

Eu chorei quando abracei meu pai, enrolado em sua bandeira feita pela minha avó em 1974, quando o Vasco foi campeão brasileiro pela primeira vez. E chorei de novo ao abraçar meu irmão. Nosso amor é ainda maior por causa do nosso amor ao Vasco, e eu agradeço a Deus por isso.

Eu estou chorando agora, enquanto escrevo este texto. E vou chorar por várias vezes quando relembrar este dia.

O dia que o Vasco teve sua dignidade restaurada.

2 comentários:

  1. Só os grandes sabem chorar na hora exata.
    E nos tres somos muito grandes com o nosso imenso amor pelo VASCO.
    Espero que a bandeira saia de casa no próximo ano para comemorar o quinto campeonato da Primeira divisão e Sexto campeonato Brasileiro, ou o deste ano não vai valer ?

    ResponderExcluir
  2. E eu chorei ao ler esta crônica tão bonita, a emoção brotando em cada palavra.Parabens!!!!!!!!

    ResponderExcluir