sábado, 8 de agosto de 2009

Ídolo na Essência

Eu roubo imagens da internet. Não tenho vergonha de assumir.

Quando digitei no google o nome do Pedrinho, a fim de pegar uma foto para este post, que era apenas para falar sobre o anúncio da aposentadoria do agora ex-atleta, tinha uma imagem específica na minha cabeça.

Pedrinho, às lágrimas, lamentando o rebaixamento do Vasco.

Guardo muitas más lembranças daquele que considero o pior dia da minha vida, mas aquela dói. Dói muito.

Em São Januário temos o hábito - e a felicidade - de poder acompanhar de perto o lapidar de novas joias das divisões de base cruzmaltina. Eu acompanho o Pedrinho desde o infantil.

E como o irmão dele costumava se sentar ao nosso lado nas sociais do Vasco, tive a felicidade de conhecê-lo quando éramos ambos dois garotos.

Gente fina, boa cabeça, de bola, então, nem preciso falar. Desde que estreou nos profissionais, em 1995, foi cumprindo tudo que prometera com a bola nos pés.

Até aquele Vasco x Cruzeiro em 1998.

Lembro bem daquele lance. O árbitro nem marcou falta, a princípio a dividida com o zagueiro Jean Elias não pareceu tão forte assim. Mas foi ali que os ligamentos do joelho de Pedrinho estouraram. Foi ali que a realidade virou uma promessa de volta. Infelizmente, promessa eterna.

Pedrinho foi um símbolo de tudo de bom que o Vasco já construiu na sua belíssima história. Veio da torcida, jogava para a torcida. Foi dono de um futebol elegante, belo, vibrante. Levou rasteiras de seus adversários. Nunca esmoreceu, sempre perseverou.

E agora Pedrinho se aposentou. Aos 32 anos, resolveu não conviver mais com o desgaste psicológico que certamente sofria cada vez que entrava em campo. Dispensado do Vasco no início do ano, continua guardando carinho pelo clube que o revelou.

Por tudo isso, e ao ver as várias fotos de Pedrinho comemorando gols, beijando a camisa do Vasco e sorrindo, resolvi mudar a foto do post. Tá aí Pedrinho comemorando mais um gol com a camisa do Vasco.

Cena que, agora, espero rever. Mas com ele sentado em algum lugar de São Januário.

Muito obrigado, Pedrinho. Ídolo na essência.

2 comentários:

  1. Lembro perfeitamente de tudo, estava junto em São Januário.
    Pelo que fez pelo Vasco, Pedrinho deveria ter sido homenageado pelo menos com uma placa lembrando sua passagem pelo Clube onde ganhou alguns títulos e é VASCAINO.

    ResponderExcluir
  2. Jamais me esquecerei do dia 28/07/97, uma segunda-feira. Um dia antes, o Vasco vencia o Flamengo por 1x0, gol de Pedrinho. Feliz pelo presente de aniversário, fui a São Januário em busca de fotos e autógrafos dos jogadores que seriam campeões brasileiros daquele ano. Não esquecerei do Pedrinho chegando em um Fiat Uno Mille, com um sorriso gigante no rosto. Ele era o herói da vitória, um garoto que assumia de uma vez por todas seu lugar no Vasco. O futebol deu azar naquele Vasco x Cruzeiro de 1998. Mas a imagem que eu vou guardar pra sempre do Pedrinho não é o choro de torcedor ano passado. É o sorriso vitorioso do torcedor que virou herói em 97.

    ResponderExcluir