quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Desabafo


Ao longo dos meus anos de torcedor, desenvolvi um teste para definir quem é vascaíno de verdade.

Ele é muito simples, consiste em apenas uma pergunta, e me ajuda muito a separar torcedores que eu respeito dos corneteiros de plantão - figurinhas fáceis na torcida do Vasco, principalmente na social, que eu frequentei por muito tempo.

A pergunta é: "se o rival (vocês sabem de quem estou falando) precisasse vencer uma partida para evitar o rebaixamento do Vasco e assim ganhar um campeonato, vocês torceriam a favor deles?".

Eu repudio todos aqueles que dizem 'não'.

Ora, eu sou Vasco. Torço a favor do Vasco. O resto, por mim, pode explodir que eu não estou nem aí.

Daí também a minha raiva por quem vaia o time durante a partida, como aconteceu ontem, na vitória - isso mesmo, vitória - do Vasco contra o Vila Nova por 4x1, em São Januário.

Uma partida que o Vasco só jogou bem no segundo tempo, após boas mexidas de Dorival. Construída por jogadores da defesa - a exceção de Élton - e que deve ser muito comemorada, pela espanada que dá na má fase.

Só o torcedor do Vasco para vaiar um jogo no qual é brindado por dois belíssimos gols - O de Nílton, um golaço-aço-aço-aço-ôôô -e o de Amaral, verdadeira obra-prima vinda do mais inusitado dos artistas. Titi completou, sacramentando a fama de zagueiro-artilheiro.

A vaia veio pela comemoração de Amaral e Élton, que pediram silêncio e aplausos dos torcedores. Eu entendo bem os dois.

Vai me dizer que você nunca sentiu vontade de fazer o mesmo para algum patrão que te critica injustamente? Ou para qualquer tipo de 'amigo' pessimista, daqueles que tenta puxar tudo pra baixo?

Futebol é alegria. Gol é desabafo.

Palmas para Amaral.

FICHA TÉCNICA
VASCO 4 X 1 VILA NOVA


Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 13/10/2009 - 21h (de Brasília)

Árbitro: Alício Pena Júnior (Especial-MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Celso Luiz da Silva (MG)



Renda/público: R$ 70.275,50/7.592 pagantes 

Cartões amarelos: Amaral e Fernando (VAS); Zé Rodolpho, Dida, Otacílio e Nena (VIL)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Nilton, 7'/1ºT (VAS); Nena, 26'/1ºT (VIL); Amaral, 20'/2ºT (VAS); Titi, 23'/2ºT (VAS); Elton, 33'/2ºT (VAS) 

VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Pará (Ernani, 19'/2ºT); Amaral, Nilton, Allan e Fumagalli (Adriano, 9'/2ºT); Elton e Aloísio (Magno, 17'/2ºT) - Técnico: Dorival Júnior 

VILA NOVA: Juninho, Edson Borges, Flávio e Leonardo; Dida, Álisson, Claudinho Baiano, Otacílio (Ricardinho, 28'/2ºT) e Zé Rodolpho; Alex Dias (Ray, 15'/2ºT) e Nena (Soares, 35'/2ºT) - Técnico: Zé Roberto

Um comentário:

  1. Correto. Palmas para o Amaral e Elton, que souberam muito bem repudiar a parte da social do VASCO que somente sabe vaiar ( ao menor deslize de jogada ) e xingar os jogadores ( mesmo quando o time vai bem eles não dizem o nome da pessoa mas sim algum nome depreciativo ). Já frequentamos muito a social, paramos quando o antigo presidente começou a se exceder, tentei voltar após a posse do novo presidente, mas fui insultado por um rapazinho ( estva acompanhado na mamãe inclusive )por lhe disse que não deveria xingar os jogadores mas sim incentiva-los, desta forma compreendo perfeitamente os sentimentos do Amaral e Elton.

    ResponderExcluir